Documentos Fotos PT EN

“Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” é um projeto aplicado às escolas da Região Autónoma dos Açores com o objetivo de incentivar os alunos e professores para a adoção de um novo espírito de iniciativa e dinamismo que expanda os seus horizontes futuros.

O que é?


Programa de Educação em Empreendedorismo que tem como objetivos despertar e incentivar nos professores e nos alunos dos Açores o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir, simultaneamente, para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.

Para quem é?


Para os alunos do 1º, 2.º e 3.º Ciclo e para os alunos do Ensino Secundário e Profissional, pois são eles o futuro dos Açores e é neles que se deve investir, com vista ao desenvolvimento da sociedade açoriana. Para os professores, de modo a que levem para o interior da escola uma nova mentalidade, que ultrapasse preconceitos culturais e contribua para uma sociedade mais equilibrada.

Por quem?


O projeto é promovido pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, da Direção Regional da Educação  e da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e conta com a colaboração de entidade formativa, Geslearning.

Para quê?

Para divulgar e estimular o empreendedorismo e o espírito empreendedor nos Açores, causando uma mudança de atitudes e comportamentos que estabeleça uma predisposição para empreender e, a longo prazo, potenciar o surgimento de mais e melhores empresas. O Projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” terá como objetivos a desmistificação do erro, do risco e da tomada de decisões e o incentivo ao espírito de iniciativa, de cooperação e de  competitividade, através da partilha de experiências, ideias e soluções. Os alunos e professores irão contactar, diretamente, com conceitos empresariais que lhes permitam alargar os seus horizontes profissionais.

Porquê?


Porque há a necessidade de se criar uma verdadeira cultura empreendedora nos Açores. Porque há uma grande necessidade de empreendedores, de visionários que tomem a iniciativa de criar novos projetos, de corajosos que introduzam inovação nas empresas e na sociedade, de pessoas que concebam boas ideias e as tornem realidade, acrescentando valor e criando riqueza, e porque é através dos jovens que se poderá mais facilmente passar essa mensagem e lançar a bases do futuro.

Como?


Através de metodologias inovadoras, assentes no conceito learning by doing, com uma abordagem diferente do ensino tradicional e adaptada ao perfil das novas gerações e em constante adaptação e atualização.

EMPREENDEDORISMO

...como ensiná-lo aos nossos jovens?

Jovens Empreendedores

"...mesmo sendo possível fazê-lo, o espírito empresarial não é normalmente requerido nem promovido [no ensino secundário].
Os obstáculos residem na falta de material didático, na falta de motivação e de formação específica dos docentes."

Comissão Europeia (2004), Relatório Final do Grupo de Peritos: "Educação para o Desenvolvimento do Espírito Empresarial - Fomentar a promoção das atitudes e competências empresariais no ensino básico e secundário."

NOTÍCIAS
  • Jovens Açorianos em missão de empreendedorismo em Lisboa

    Jovens Açorianos em missão de empreendedorismo em Lisboa ( anexo...

    Ver mais...
  • Vencedores da VII Concurso IdeiAçores

    Na VII edição do Concurso Regional IdeiAçores estiveram em concurso 29 ideias de negócio, provenientes de 29 escolas da Região, abrangendo quase uma centena...


    Ver mais...
  • Educação empreendedora vai chegar a 12 mil jovens Açorianos, anuncia Berto Messias

    O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares destacou a aposta do Governo dos Açores em medidas que promovam uma cultura empreendedora e...


    Ver mais...
« < 1 - 2 - 3 - 4 - 5 > »
PARA REFLETIR...

"The best way to predict the future is to create it"
A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo"

Peter Drucker

ACOMPANHE-NOS
CONTACTOS

Direção Regional da Juventude
Rua de São Gonçalo, 92
9500-110 Ponta Delgada

296 304 470 | 296 650 910 | 296 304 477 (fax)

edu.empreendedora@azores.gov.pt