Documentos Fotos PT EN

“Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” é um Programa de Educação em Empreendedorismo aplicado às escolas da Região Autónoma dos Açores com o objetivo de incentivar os alunos e professores para a adoção de um novo espírito de iniciativa e dinamismo que expanda os seus horizontes futuros.

O que é?


Programa de Educação e Empreendedorismo que tem como objetivos despertar e incentivar nos professores e nos alunos dos Açores o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir simultaneamente para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.

Para quem é?


Para os alunos do 2.º e 3.º Ciclo e para os alunos do Ensino Secundário e Profissional, pois são eles o futuro dos Açores e é neles que se deve investir com vista ao desenvolvimento da sociedade açoriana. Para os professores, de modo a que levem para o interior da escola uma nova mentalidade, que ultrapasse preconceitos culturais e contribua para uma sociedade mais equilibrada.

Por quem?


Por uma equipa com diversas valências e que se complementa. Com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, da Direção Regional da Educação e Formação e da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores dinamizará o projeto, em parceria com a Gesentrepeneur, com base em metodologias da CGInternational.

Para quê?

Para divulgar e estimular o empreendedorismo e o espírito empreendedor nos Açores, causando uma mudança de atitudes e comportamentos que estabeleça uma predisposição para empreender e, a longo prazo, potenciando o surgimento de mais e melhores empresas. O Projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” terá como objetivos a desmistificação do erro, do risco e da tomada de decisões e o incentivo ao espírito de iniciativa, de cooperação e de competitividade, através da partilha de experiências, ideias e soluções. Os alunos e professores irão contatar diretamente com conceitos empresariais que lhes permitam alargar os seus horizontes profissionais.

Porquê?


Porque há a necessidade de se criar uma verdadeira cultura empreendedora nos Açores. Porque há uma grande necessidade de empreendedores; de visionários que tomem a iniciativa de criar novos projetos; de corajosos que introduzam inovação nas empresas e na sociedade; de pessoas que concebam boas ideias e as tornem realidade, acrescentando valor e criando riqueza, e é através dos jovens que se poderá mais facilmente passar essa mensagem e lançar a bases do futuro.

Como?


Através de metodologias inovadoras, assentes no conceito learning by doing, com uma abordagem diferente do ensino tradicional e adaptada ao perfil das novas gerações e em constante adaptação e atualização.

EMPREENDEDORISMO

...como ensiná-lo aos nossos jovens?

Jovens Empreendedores

"...mesmo sendo possível fazê-lo, o espírito empresarial não é normalmente requerido nem promovido [no ensino secundário].
Os obstáculos residem na falta de material didático, na falta de motivação e de formação específica dos docentes."

Comissão Europeia (2004), Relatório Final do Grupo de Peritos: "Educação para o Desenvolvimento do Espírito Empresarial - Fomentar a promoção das atitudes e competências empresariais no ensino básico e secundário."

1ª EDIçãO DO CONCURSO REGIONAL IDEIAçORES A 6 E 7 DE JUNHO DE 2011


  • Nos próximos dias 6 e 7 de Junho, no Anfiteatro C da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, realizar-se-á a 1ª Edição do Concurso Regional IdeiAçores, onde serão apresentadas todas as ideias de negócio vencedoras das escolas básicas, secundárias e profissionais inseridas no Projeto Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!

    O Concurso Regional IdeiAçores contará com a apresentação de 19 ideias de negócio, procedentes das ilhas São Miguel, Terceira, Pico, São Jorge, Faial e Graciosa, das quais se selecionarão as ideias de negócio vencedoras.